terça-feira, 1 de dezembro de 2009


Ceratopsidae (que significa "chifres nos olhos") é uma família de dinossauros ceratopsianos ornitísquios, característicos do período Cretáceo, mas presentes também no fim do Jurássico em menor número. Os ceratopsídeos, como são chamados os dinossauros pertencentes à essa família, viveram principalmente na América do Norte. Os ceratopsídeos se alimentavam de vegetais, caracterizando assim uma alimentação herbívora, comum a todos os ceratopsianos. Possuíam um bico proeminente em sua mandíbula.

Esses dinossauros variavam bastante de tamanho sendo que os menores tinham cerca de 5 metros de comprimento, ou até menos, e os maiores tinham até 9 metros de comprimento. A principal característica que difere a família dos ceratopsídeos das demais famílias de ceratopsianos é justamente o seu tamanho, os ceratopsídeos são os maiores e mais bem desenvolvidos da ordem ceratopsia.

Outra característica marcante era a presença de placas enrijecidas, situada atrás da cabeça; pode ter servido tanto para lutas como para intimidação e exibição

Sem comentários:

Enviar um comentário